Autismo Adulto e Inclusão na prática

“A simples compreensão, porém, não basta. Quando compreendo algo, mas não o ponho em prática, nada se modifica no mundo exterior ou em mim mesmo.”
BARRY STEVENS
Person to Person

E foi exatamente isso que aconteceu no dia 19/10/2023, local: ALLIANZ PARQUE Colocamos em prática!

Sou Suely Araripe, professora, e trabalho há mais de 40 anos com PCDs (Pessoa com Deficiência), me especializando na inclusão do PCD adolescente-adulto, com Autismo.
Kleber sempre foi apaixonado por futebol e, mais do que apaixonado, um estudioso, sabendo todos os esquemas táticos de todos os times…sim “todos”, acredite, não só do Brasil!

Eu, palmeirense, antes mesmo do meu nascimento, sempre sonhei levar o Kleber para conhecer um grande estádio, pois esse sonho, ele ainda não havia realizado e já torcia para o Palmeiras, atual recordista do Brasileirão com 11 títulos!
Tentando contato com o Palmeiras e o Allianz Parque, consegui falar com uma pessoa que me compreendeu, e fez todos os esforços para colocar em prática o sonho do Kleber… sonho realizado no dia 19/10/2023.
O que mais me chamou atenção foi a visão dessa pessoa, ao solicitar informações sobre o Kleber, onde ela teve um olhar inclusivo para uma pessoa “adulta” com autismo, e isso fez e faz muita diferença quando tratamos de deficiências ocultas, principalmente para o adulto.

A experiência vivida pelo Kleber no Allianz Parque proporcionou um misto de sentimentos que, na maioria das vezes para os autistas, se revelam através de estereotipias (repetições e rituais que podem ser linguísticos, motores e até de postura), o que ocorreu na fase infantil dele. Agora adulto, ciente das regras sociais e contextuais; o misto de sentimentos foi pura emoção, desde a recepção acolhedora, até a bola rolar… que mesmo o Palmeiras não ganhando, não tirou a alegria de um palmeirense que nunca desiste dos seus sonhos!